quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Facebook x Google / (drones x balões)






Facebook x Google / (drones x balões)


 Facebook x Google / (drones x balões)

O céu vai se tornar um lugar mais agitado nos próximos anos se depender do Facebook e Google. As duas empresas de tecnologia estão investindo em esforços rivais para transferir a internet para objetos voadores na estratosfera.
Facebook tem como objetivo construir uma rede de drones utilizando laser para a comunicação, o Google também tem um projeto de drones, mas a empresa está mais otimista na utilização de balões gigantes ao redor do mundo para fornecer links de dados persistentes para as partes do planeta que não possuem internet.

Drone do Facebook

 Drone do Facebook
Drone do Facebook


Os planos de ambas parecem exagero, mas eles estão convencidos de que têm uma chance real de se conectar a 57% da população do mundo ainda offline.
Dos dois projetos, o plano do Facebook está, sem dúvida, numa fase anterior. "Ele ainda não voou, essa é a próxima etapa", reconhece o engenharia-chefe da rede social Jay Parikh. Mas ele diz que espera que o primeiro drone será lançado antes do fim do ano.
A aeronave é chamada Aquila 1 e foi recentemente construída em Somerset, Inglaterra, antes de ser enviada para um lugar de teste secreto. O drone é maior do que um jato Boeing 737, mas parece muito diferente, já que não há necessidade de transportar passageiros ou de um piloto.
O primeiro drone Aquila foi projetado e construído ao longo de um período de 14 meses. A estrutura gigante elegante é feito de uma fina camada de espuma coberta em fibra de carbono, com quatro hélices em anexo. Toda a estrutura tem 43 metros de largura, mas pesa menos de um carro. A estrutura é toda em fibra de carbono.

Esquema de drones do Facebook

  Esquema de drones do Facebook
Esquema de drones do Facebook

Drone do Facebook

  Drone do Facebook
Drone do Facebook


O objetivo é construir uma frota de drones com os transmissores de rádio instalados por baixo para transferir dados através de uma zona de diâmetro de 160 quilômetros. Terminais na terra usariam os sinais para proporcionar a internet para as pessoas.
Facebook pretende que os drones possam ficar no ar por até três meses em um primeiro momento. Só isso já seria um feito impressionante - o recorde atual é de cerca de duas semanas.
Mas o ponto realmente complicado envolve a criação de uma rede com diversos drones atuando como pontos de ligação intermédios, de forma que uma conexão rápida enviada a partir de uma cidade pode ser distribuída para fora, para a aeronave final da cadeia, em uma velocidade de 300 km.
Para ajudar a manter a velocidades dos dados, o Facebook pretende usar feixe de lasers entre a aeronave através de distâncias significativas. O Facebook tem o objetivo de enviar dados entre seus drones usando lasers em distâncias de até 11 km.

Entenda como funciona os drones do Facebook

  Entenda como funciona os drones do Facebook
Entenda como funciona os drones do Facebook


Imagine uma superfície de 18 milímetros de diâmetro numa distância de 11 Km e um laser manter esse alvo, enquanto as dois drones mantem sua trajetória em velocidades diferentes.
A empresa já testou a tecnologia em seus laboratórios da Califórnia, mas fazê-lo funcionar a 27 quilômetros acima do solo não será fácil.
Já o Google aposta em balões em um projeto chamado de “Loon”, desde 2013, com mais de 1.000 balões, já lançados no ar, e quase 20 milhões de quilómetros ao redor do mundo. Um dos balões já deu a volta ao mundo 19 vezes.

Balão - projeto Loon - Google

  Balão - projeto Loon - Google
Balão - projeto Loon - Google


Os balões viajam com os ventos, geralmente ao longo de uma latitude leste ou oeste. O Google mantém cada um em curso através do bombeamento de hélio dentro e fora de um saco preso dentro de envelope de plástico exterior do balão. Isso faz com que ele suba ou dessa, deixando-a encontrar ventos que irá levá-lo na direção desejada.
Ao invés de tentar manter cada balão sobre uma área, o objetivo do Google é criar uma sequência circular, como um conjunto de antenas utilizada hoje em dia para comunicação, ao se deslocar de uma área para a outra o usuário utiliza outro balão no lugar do anterior, proporcionando uma ligação permanente à Internet.

Entenda o projeto Loon - Google

 Entenda o projeto Loon - Google
Entenda o projeto Loon - Google


Inicialmente, a empresa se esforçou para manter seus balões no ar por uma semana. Mas agora regularmente mantém-los no ar por 150 dias. Para ter uma ideia, mesmo um buraco do tamanho de um milímetro em um balão pode derrubá-lo em poucos dias.
Em vez de usar lasers, o Google se baseia exclusivamente em frequências de rádio para transmitir seus dados. Equipamento de suspensão abaixo de cada aeronave se conecta a uma estação de base e, em seguida, envia o link de dados resultante para outras antenas que podem alcançar. Atualmente, balões do projeto Loon pode cobrir uma área que abrange 80 quilômetros circular de diâmetro.
Os balões também podem transmitir sinais uns aos outros para estender a Internet, quando não há nenhuma estação de base próxima. A empresa diz que já uniu dois balões mais de 100 km de distância e os dados transferidos em cerca de 500 megabits por segundo. Mas isso é uma fração das dezenas ou mesmo centenas de gigabits por segundo das taxas que o Facebook acredita que seus lasers são capazes, porém os balões do Google já estão ativos. Na verdade, a empresa espera começar a oferecer conexões para Internet na Indonésia e no Sri Lanka em breve.
Em suma, ambos os projetos têm potencial, até porque eles devem provar muito mais barato do que enviar mais satélites ou outras alternativas existentes.

Balão - projeto Loon - Google

  Balão - projeto Loon - Google
Balão - projeto Loon - Google



Balão - projeto Loon - Google

  Balão - projeto Loon - Google
Balão - projeto Loon - Google



Balão - projeto Loon - Google

   Balão - projeto Loon - Google
Balão - projeto Loon - Google

























Links


Sanderlei Silveira (website)

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Atualidades e Jogos Educacionais

Língua Portuguesa, Arte e Literatura - Educação (Blogger)

Economia em 1 Minuto (Blogger)

Santa Catarina - Conheça seu Estado (História e Geografia)

São Paulo - Conheça seu Estado (História e Geografia)

Paraná - Conheça seu Estado (História e Geografia)

Mato Grosso do Sul - Conheça seu Estado (História e Geografia)

Português: História em 1 Minuto (Blogger)

English: History in 1 Minute (Blogger)

Español: Historia en 1 Minuto (Blogger)

Educação Infantil - Nível 1 (crianças entre 4 a 6 anos)

Educação Infantil - Nível 2 (crianças entre 5 a 7 anos)

Educação Infantil - Nível 3 (crianças entre 6 a 8 anos)

Educação Infantil - Nível 4 (crianças entre 7 a 9 anos)

Educação Infantil - Nível 5 (crianças entre 8 a 10 anos)

Educação Infantil - Nível 6 (crianças entre 9 a 11 anos)

sanderlei.com

sanderleisilveira.com.br

ssconsult.com.br

ss-solucoes.com

sz-solution.com

historia1minuto.com.br

Casa do Sorvete - Joinville

Machado de Assis - Obra Completa

Biblia Online

Jogos Online Infantil para Crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário