domingo, 17 de janeiro de 2016

A arte como registro histórico









A arte como registro histórico



“A arte é uma mentira que nos faz ter consciência da realidade.”



Eventos tão importantes como as duas grandes guerras mundiais afetaram o mundo todo e, consequentemente, a arte. Um dos símbolos das consequências dessas guerras é a obra Guernica, de Pablo Picasso, apresentada ao público pela primeira vez em Paris em 1937.
Durante a Guerra Civil Espanhola, no dia 26 de abril de 1937, a cidade de Guernica, capital da província Basca (comunidade situada no nordeste da Espanha), foi bombardeada pelos nazistas. Pablo Picasso, sensibilizado pelo ocorrido, retratou por meio da pintura as suas impressões sobre o bombardeio.
Pablo Diego José Francisco de Paula (Picasso) nasceu em Málaga no dia 25 de outubro de 1881. Aclamado como um dos artistas mais famosos e talentosos de todo o mundo, criou não somente pinturas, como também esculturas e cerâmicas. Considerado como cofundador do cubismo junto com outro artista, Georges Braque. No dia 8 de abril de 1973, o mundo perdeu esse grande artista.
Pablo Picasso desenvolveu um novo estilo de pintura, denominado de Cubismo. O Cubismo rompeu com a perspectiva dotada pela arte ocidental desde o Renascimento. O movimento surgiu na cidade de Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d’Avignon, pintada pelo artista espanhol Pablo Picasso.
Guernica é uma pintura monocromática. A monocromia acontece quando se utiliza apenas uma cor em todas as suas possibilidades cromáticas.

PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Óleo sobre tela


  PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Óleo sobre tela
PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Óleo sobre tela, 349,3 cm x 776,6 cm. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri (ES).


Leitura da Obra


Observe os detalhes da obra Guernica que passou a ser símbolo mundial das atrocidades cometidas durante a guerra civil espanhola. De modo incomum, ela faz rememorar o sofrimento vivido pelas pessoas naquele contexto caótico da guerra.
A tela apresenta imagens distorcidas, corpos encurvados e alongados, formas abstratas representando a violência.
O minotauro ou touro , metade homem, metade touro, pode representar a luta entre o homem e a barbárie. Os olhos humanos no animal podem representar a parte humana.

O minotauro ou touro, metade homem, metade touro, pode representar a luta entre o homem e a barbárie.


 O minotauro ou touro, metade homem, metade touro, pode representar a luta entre o homem e a barbárie.
PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Óleo sobre tela, 349,3 cm x 776,6 cm. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri (ES).


O cavalo com as narinas e os dentes assemelhados a uma caveira humana, pode representar a morte imposta ao povo espanhol pelos ditadores da guerra.

O cavalo com as narinas e os dentes assemelhados a uma caveira humana


O  cavalo com as narinas e os dentes assemelhados a uma caveira humana
PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Óleo sobre tela, 349,3 cm x 776,6 cm. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri (ES).


A lâmpada, dentro de uma forma que lembra um olho, emite luz sobre o cavalo que parece se debater aflito, sugerindo sofrimento.
Uma mão, supostamente a de uma mulher, segura o que se pode chamar de candeeiro ou vela que ilumina o rosto de uma pessoa voltado para a claridade. O rosto revela expressão diversa à das demais figuras humanas, o que pode levar à sugestão de certa esperança em meio ao caos do desespero.

A lâmpada, dentro de uma forma que lembra um olho, emite luz sobre o cavalo que parece se debater aflito, sugerindo sofrimento.


 A lâmpada, dentro de uma forma que lembra um olho, emite luz sobre o cavalo que parece se debater aflito, sugerindo sofrimento.
PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Óleo sobre tela, 349,3 cm x 776,6 cm. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri (ES).


Ao centro, na parte clara, uma flor desperta a atenção remetendo à esperança e à vida.

Ao centro, na parte clara, uma flor desperta a atenção remetendo à esperança e à vida.


  Ao centro, na parte clara, uma flor desperta a atenção
PICASSO, Pablo. Guernica. 1937. Óleo sobre tela, 349,3 cm x 776,6 cm. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri (ES).






Outros artistas, ao longo da história, também retrataram célebres batalhas.



GOYA Y LUCIENTES, Francisco de. O três de maio de 1808 em Madri. 1814.


   GOYA Y LUCIENTES, Francisco de. O três de maio de 1808 em Madri. 1814.
GOYA Y LUCIENTES, Francisco de. O três de maio de 1808 em Madri. 1814. Óleo sobre tela, 268 cm x 347 cm. Museo Nacional del Prado, Madri (ES).



DELACROIX, Eugène. 28 de julho: A liberdade guiando o povo. 1830.


  DELACROIX, Eugène. 28 de julho: A liberdade guiando o povo. 1830.
DELACROIX, Eugène. 28 de julho: A liberdade guiando o povo. 1830. Óleo sobre tela, 260 cm x 325 cm. Musée du Louvre, Paris (FR).



Glossário


Cubismo: movimento artístico que rompeu com a representação da harmonia clássica das figuras. Em uma atitude de decomposição, os objetos passaram a ser representados com todas as partes num mesmo plano.
Candeeiro: utensílio de formatos variados que, contendo líquido combustível é provido de mecha torcida (pavio de algodão) e se destina a iluminar.
Monocromático: que é pintado de uma só cor.






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